Tribunal rejeita pedido de falência do Hotel 13

Dois diretores da empresa responsáveis pelo desenvolvimento do Hotel 13 em Coloane do hotel apresentaram pedidos de falência duas vezes ao tribunal, com ambos os pedidos retirados pelo banco credor e aprovados pelo tribunal.

por Nelson Moura
澳門平台

O Hotel 13 está fechado desde meados de fevereiro de 2020. No início do projeto, a empresa responsável recebeu um empréstimo de 3 mil milhões de dólares de Hong Kong de um banco para a construção de um hotel.

Para garantir esse empréstimo, a empresa usou um contrato de autorização de uso de terra e as ações de dois acionistas como garantia. É importante notar que esses dois acionistas emitiram contratos de autorização separados para o banco, permitindo que o banco exercesse os direitos relacionados à empresa.

Após o banco retirar o pedido de falência da empresa, a companhia convocou uma reunião na qualidade de representante dos acionistas e aprovou uma resolução que destituiu dois diretores. No entanto, os dois diretores discordaram dessa resolução e solicitaram que o tribunal suspendesse a resolução aprovada pelo banco na qualidade de representante dos acionistas.

O caso foi a recurso no Tribunal de Última Instância. O painel coletivo do tribunal destacou que os acionistas da empresa emitiram os contratos de autorização em que ofereceram a suas ações como garantia ao banco ao mesmo tempo, o que indica que essas autorizações foram emitidas para proteger os seus próprios interesses.

Segundo as autorizações pertinentes, a revogação das autorizações requer o consentimento do banco. A votação da resolução feita pelo banco em representação dos acionistas para exercer os direitos não ultrapassaram o alcance e o propósito das autorizações relacionadas, portanto, não atende ao critério principal para suspensão da execução.

No final, o Tribunal de Última Instância decidiu contra os recorrentes.

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!