China admite que “não vai ser fácil” encontro entre Xi e Biden

O Governo chinês considerou esta segunda-feira que criar condições para um encontro entre os líderes da China e Estados Unidos "não vai ser fácil" e que os dois países devem trabalhar em conjunto para alcançar resultados.

por Gonçalo Lopes

O ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, reuniu com o Presidente norte-americano, Joe Biden, o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, e o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, durante uma visita de três dias a Washington.

Ambas as partes concordaram em trabalhar em prol de uma reunião bilateral, à margem da cimeira de Cooperação Económica Ásia -Pacífico, que se realiza no próximo mês, em São Francisco.

Citado num comunicado difundido pelo ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Wang afirmou que o caminho para a reunião bilateral não vai ser “tranquilo” e que não se pode confiar no “piloto automático”.

As relações entre Pequim e Washington deterioraram-se nos últimos anos, devido a uma guerra comercial e tecnológica, diferendos em questões de direitos humanos, o estatuto de Hong Kong ou a soberania do mar do Sul da China.

Leia mais em Jornal de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!