Aumento do IUC em Portugal será de 25€ e redução de IRS superior a 1500M€

Para o primeiro-ministro, a oposição quer "reduzir a discussão orçamental ao tema do IUC" porque "não quer discutir a valorização dos salários e das pensões, a redução do IRS, o aumento das prestações sociais, o reforço do investimento público ou os bons resultados económicos e orçamentais".

por Gonçalo Lopes

“Este é mais do que o Orçamento do Estado. Este é o Orçamento dos portugueses!”, diz Costa.

Acentuando depois as medidas no campo do IRS: “No total fazemos, em 2024, uma redução de IRS superior a 1.500 milhões de euros.”

Partidariamente, o alvo é só um: “Depois de, na campanha eleitoral, o PPD/PSD ter assumido como sua prioridade a descida imediata do IRC – e ter remetido lá para 2025 ou 2026 uma eventual descida de IRS, se as condições o permitissem – lembraram-se a meio do Verão que, afinal, queriam descer o IRS!”

Ou seja: “O PPD/PSD assumiu essa proposta como se assumem os amores de Verão: enterram-se na areia. Foi tão fugaz este interesse que, rapidamente, se tornou em desinteresse e hoje já nem falam do IRS! Pior, quando foram surpreendidos com a proposta do Governo de redução do IRS, disseram que era

Leia mais em Diário de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!