Israel e Hamas em negociações “avançadas” para cessar-fogo

Segundo fontes da Al Jazeera, as negociações mediadas pelo Catar com vista a um cessar-fogo e a um acordo de troca de prisioneiros entre Israel e o Hamas estão "a progredir e em estado avançado".

por Gonçalo Lopes

O Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos acusou Israel e o Hamas de ações no atual conflito que constituem crimes de guerra e apelou ao fim imediato da violência para tentar “encontrar uma alternativa à carnificina”.

A porta-voz da agência da ONU, Ravina Shamdasani, criticou o exército israelita por pedir aos habitantes de Gaza que abandonem certas zonas, mantendo um bloqueio apertado que impede não só a entrada de ajuda alimentar, medicamentosa e humanitária na Faixa de Gaza, mas também a fuga da população.

A transferência forçada de cidadãos, alertou, é um crime de guerra, tal como o bombardeamento indiscriminado de zonas densamente povoadas ou de instalações protegidas e uma espécie de “punição coletiva” de toda a população, que já vive uma “catástrofe humanitária” sem alimentos, eletricidade, combustível e água.

Leia mais em Jornal de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!