Início » Gaza. Israel aumenta ataques após chegada de ajuda humanitária

Gaza. Israel aumenta ataques após chegada de ajuda humanitária

Vinte camiões com ajuda humanitária entraram, por fim, na Faixa de Gaza. Um "passo importante", como comentou o chanceler alemão Olaf Scholz, mas que por si só "não mudará as catastróficas condições médicas", disse o Hamas, organização islamista que controla o território sob cerco israelita. Depois de um dia de discursos de chefes de Estado e de governo reunidos no Cairo numa cimeira para a paz, Telavive deu o sinal contrário ao anunciar a intensificação de ataques.

Durante o encontro na capital egípcia, o secretário-geral das Nações Unidas apelou para uma “trégua humanitária” na guerra entre Israel e os combatentes do Hamas, e exigiu “ações que ponham fim a este abominável pesadelo”. António Guterres afirmou que o enclave palestiniano está a viver “uma catástrofe humana”, com milhares de mortos e 1,4 milhões de deslocados na sequência da resposta das forças israelitas ao ataque terrorista de dia 7, que passou por cortar o acesso de bens essenciais, advertir a população para sair do norte, e bombardear o território densamente povoado. Segundo o último balanço das autoridades de Gaza, contavam-se 4469 mortos e mais de 13 mil feridos.

Mas o apelo de Guterres caiu em saco roto. Depois de na véspera o ministro da Defesa israelita Yoav Gallant ter explicitado que a operação militar contra o Hamas terá três fases, o porta-voz das forças armadas israelitas informou que o número de bombardeamentos vai aumentar. “Temos de entrar na próxima fase da guerra nas melhores condições, não de acordo com o que nos dizem. A partir de hoje [ontem], estamos a aumentar os ataques e a minimizar o perigo”, disse o almirante Daniel Hagari.

Este avolumar de ataques encaixa na primeira das três fases apresentadas por Gallant, com ataques aéreos e posteriormente “manobras israelitas”, a invasão terrestre para a qual estão mobilizados dezenas de milhares de soldados e centenas de tanques ao longo da fronteira de Gaza.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!