Governo de Macau gasta 4 milhões de patacas em renovação de residência oficial do Cônsul de Portugal

O Instituto Cultural (IC) vai gastar 4 milhões de patacas em obras de renovação da Residência Oficial do Cônsul-Geral de Portugal em Macau, incluíndo reparação do exterior e de infiltrações

por Nelson Moura

Numa resposta enviada ao PLATAFORMA, o IC indicou ter sido informado no ano passado pelo consulado-geral da existência de danos e infiltrações de água nos edifícios que integram a Residência, solicitando ao IC apoio na resolução e reparação dos mesmos.

A residência oficial do Cônsul-Geral em Macau e Hong Kong encontra-se no edifício do antigo Hotel Bela Vista na Colina da Penha, tratando-se de bem imóvel classificado e protegido pela Lei de Salvaguarda do Património Cultural da RAEM.

‘Nos termos da alínea 3) do artigo 91.º da Lei de Salvaguarda do Património Cultural e após consulta e obtenção da concordância do Conselho do Património Cultural, o IC prestou o devido apoio no que diz respeito à reparação das paredes exteriores, coberturas e resolução das infiltrações de água, etc. dos edifícios principal e secundário, bem como na manutenção das paredes de pedra da Fortaleza de N.ª Sr.ª do Bom Parto, obras orçadas em cerca de 4 milhões de patacas,’ indicou o departamento ao PLATAFORMA.

O edifício construído por volta de 1870 foi posteriormente adquirido e convertido em hotel por um empresário britânico que lhe deu o nome de Hotel Boa Vista, nome alterado para Hotel Bela Vista em 1936. O edifício mudou várias vezes de proprietário, sendo usado como escola, campo de refugiados e casa de retiro de ingleses, acabando por ser utilizado novamente como hotel.

Em 1989 o hotel foi adquirido pelo Governo de Macau por 11,5 milhões de patacas e a sua remodelação implicou um investimento de 45 milhões de patacas suportados pela Administração do território e 10 milhões pela cadeia hoteleira Excelsior Hotels, responsável pela sua gestão na altura.

Em 1999, depois da transferência de soberania a 20 de dezembro, o hotel fechou definitivamente as suas portas ao público para se transformar na residência oficial do cônsul-geral de Portugal em Macau.

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!