Sem água, Andaluzia pede ajuda a Portugal

Governo regional da Andaluzia está a negociar com as autoridades portuguesas o acesso à barragem do Alqueva, para usar os recursos hídricos lusos em solo espanhol.

por Gonçalo Lopes

O governo da região autónoma espanhola Andaluza está a negociar com as autoridades portuguesas o acesso aos recursos hídricos da barragem do Alqueva, a maior da Europa ocidental, que se localiza a 30 quilómetros da fronteira com Espanha.

De acordo com o jornal El Confidencial, a região andaluza pede há anos ao Estado espanhol mais investimentos em obras hidráulicas para garantir o abastecimento de água. na região. A Andaluzia é região espanhola mais afetada pela seca, sendo aquela zona uma importante região agrícola. Ora, o Alqueva está neste momento com mais de 2.834 hectómetros cúbicos de água, mais do que todas as barragens da Andaluzia somadas.

As conversações que existem visam, segundo o mesmo jornal, conseguir uma cessão temporária de recursos hídricos, prevista como medida excecional pela Convenção de Albufeira, assinada pelos dois países há 25 anos para a gestão de cinco bacias hidrográficas: Minho, Lima, Douro, Tejo e Guadiana.

Leia mais em Dinheiro Vivo

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!