Isenção de visto para estrangeiros beneficia a cooperação na indústria de convenções e exposições na Grande Baía

A partir deste mês, será implementada uma política regional de entrada sem visto, permitindo que estrangeiros a residir em Hong Kong e Macau possam entrar em grupo por um período de seis dias sem necessidade de visto em Guangdong. Alguns operadores de convenções e exposições consideram que esta medida será benéfica para a cooperação na área de convenções e exposições na Grande Baía e que vai promover intercâmbios comerciais.

por Gonçalo Lopes

He Haiming, presidente da Associação dos Setores de Convenções, Exposições e Turismo de Macau, afirmou que nos últimos anos tem havido um aumento no número de eventos transfronteiriços dentro do conceito “um evento, duas regiões”, ou seja, um evento MICE é organizado em Macau e ao mesmo tempo em Zhuhai, Hengqin ou Shenzhen, entre outras regiões.
Um conceito semelhante de “uma conferência, uma exposição”, ou seja, uma exposição em Macau e uma conferência em Hengqin ou noutro lugar, também têm vindo a ser organizados.

Anteriormente, uma equipa estrangeira que quisesse participar num evento MICE numa cidade do interior da China, não o podia fazer por um período longo ou sem visto.

He acredita que a introdução do acesso sem visto para grupos estrangeiros em Guangdong será favorável para que empresários estrangeiros visitem o Continente para intercâmbios.

Os grandes eventos MICE de Macau estão intimamente ligados aos da China continental, e alguns deles sobrepõem-se em termos de calendário. Agora que a Feira Internacional de Comércio e Investimento de Macau (MIF) e a Feira de Cantão serão realizadas em períodos semelhantes, os empresários estrangeiros serão motivados a participar em exposições e atividades diferentes graças a esta medida. Visitantes de negócios e agentes de viagens poderão agora organizar viagens a diferentes eventos. Espera-se que, com estas medidas, haja um aumento significativo no número de viajantes de negócios.

Além disso, a Feira de Cantão também pode ajudar expositores a participar em exposições de Macau para impulsionar o volume de visitantes, e promover a mobilidade da indústria MICE na Área da Grande Baía, e expandir a cooperação entre eventos MICE em Macau e grandes marcas de exposições na China continental.

No entanto, o representante do setor mostra-se preocupado com os detalhes de implementação da medida, nomeadamente, se os pedidos de isenção de visto serão avaliados caso a caso, esperando que a medida seja implementada de maneira conveniente.

He Haiming também mencionou que o conceito “um evento, dois lugares” concentra-se principalmente em Macau e Hengqin.

Mais de 10 eventos MICE foram realizados nas duas regiões este ano

Com a introdução de cada vez mais medidas facilitadoras, as vantagens de Hengqin para o setor MICE têm gradualmente surgido.

Por exemplo, está a ser estudada a construção de um canal expresso para acesso à Internet internacional fixa, sem se ultrapassar a “grande muralha online” do Continente no futuro. Além disso, trabalhadores do setor MICE da Zona de Cooperação Aprofundada poderão viajar com vistos de entrada múltipla.

Com taxas de quarto de hotel baixas e instalações abrangentes em Hengqin, juntamente com medidas facilitadoras, os visitantes de negócios estrangeiros serão incentivados a visitar o Continente para organizar conferências e exposições, participar de convenções e exposições e atividades de promoção de investimentos.

Melhoria da rede internacional de companhias aéreas para atrair passageiros

He sugeriu também que a conveniência é uma das questões mais importantes para visitantes estrangeiros de negócios que queiram entrar em Macau e na Grande Baía.

Macau precisa de mais voos diretos para e de países estrangeiros e, embora seja conveniente fazer escalas noutros destinos, são necessários voos diretos para obter melhores resultados, indicou. Além disso, o tema da exposição precisa de ser atrativo. Se o tema for atrativo e os oradores forem de renome, será possível atrair visitantes de negócios a Macau frequentemente.

Artigo publicado no âmbito da parceria com o Macau Daily News

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!