Banco de Portugal revê em baixa crescimento da economia para 2023 e 2024

A economia portuguesa continuará a apresentar um crescimento baseado no investimento e nas exportações, prevê o BdP.

por Gonçalo Lopes

No boletim económico de outubro, o Banco de Portugal (BdP) prevê que a economia portuguesa cresça 2,1% em 2023, em junho a previsão era de 2,7%.

De acordo com o BdP “após o dinamismo do início do ano, a atividade estagnou no segundo e terceiro trimestres e deverá manter um crescimento baixo até ao final do ano. O abrandamento económico reflete o menor dinamismo nos principais parceiros comerciais, os efeitos da inflação e a maior restritividade da política monetária”.

Já para 2024 e 2025, “projetam-se crescimentos de 1,5% e 2,1%. A economia portuguesa continuará a apresentar um crescimento baseado no investimento e nas exportações, convergindo com a área do euro”, destaca o BdP.

Quanto à inflação, ela “diminuiu nos últimos meses. A tendência descendente irá manter-se, com o índice harmonizado de preços no consumidor (IHPC) a crescer 5,4% em 2023, 3,6% em 2024 e 2,1% em 2025, um valor consistente com o objetivo de estabilidade de preços do Banco Central Europeu”. Em junho a previsão da inflação em 2023, feita pelo BdP, era de 5,2%.

Leia mais em TSF

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!