Rússia dá sinais de que vai testar míssil movido a energia nuclear

Imagens de satélite mostram movimento de aviões e veículos condizente com testes do tipo em base isolada no ártico

por Gonçalo Lopes

Imagens de satélite e dados de aviação sugerem que a Rússia pode estar se preparando para testar um míssil de cruzeiro experimental movido a energia nuclear teoricamente com um alcance de milhares de quilômetros —ou que já tenha realizado o teste.

As imagens são semelhantes a preparativos feitos em 2017 e 2018 para testes do míssil conhecido como Burevestnik, e mostram movimentos de aeronaves e veículos em uma base na remota região ártica da Rússia, de acordo com análise do jornal The New York Times. A análise também rastreou aviões de espionagem dos EUA na mesma área nas últimas duas semanas, e alertas de aviação têm avisado pilotos para evitarem o espaço aéreo próximo.

A Rússia realizou 13 testes conhecidos entre 2017 e 2019, todos sem sucesso, de acordo com relatório da Nuclear Threat Initiative, um grupo sem fins lucrativos com foco no controle de armas. E acidentes podem ser fatais: um míssil lançado em 2019 caiu e eventualmente explodiu durante tentativa de recuperá-lo, matando sete pessoas, segundo autoridades dos EUA.

Leia mais em Folha de S. Paulo