Gasolina e gasóleo deverão descer quase 5 cêntimos esta semana

Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aponta para um preço eficiente, esta semana, de 1,842 euros por litro na gasolina 95 simples e de 1,771 euros por litro no gasóleo

por Gonçalo Lopes

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aponta para um preço eficiente, esta semana, de 1,842 euros por litros na gasolina 95 simples e de 1,771 euros por litro no gasóleo, o que corresponde a uma descida, respetiva, de 4,8 e 4,6 cêntimos comparativamente ao preço eficiente da semana passada.

De acordo com o Relatório Semanal de Supervisão dos Preços de Venda ao Público da Gasolina 95 Simples e do Gasóleo Simples, relativo ao período de 2 a 8 de outubro de 2023, o preço eficiente regista uma atualização, face à semana passada, de – 2,6%, para a gasolina e de – 2,5% para o gasóleo, o que resulta da variação semanal das cotações internacionais da gasolina 95 simples em – 5,4% e do gasóleo simples em – 4,7%.

Na desagregação do preço, indica a ERSE que o preço eficiente da cotação e frete da gasolina simples será esta semana de 0,693 euros por litro, a que se juntam 0,226 euros para as parcelas de logística, incorporação de biocombustíveis e retalho. Os impostos valem 0,923 euros por litro, ou seja, 50,1% do total. A cotação e frete vale aqui apenas 37,6%.

Leia mais em Dinheiro Vivo