Início » Putin prepara a volta do Grupo Wagner de Prigozhin

Putin prepara a volta do Grupo Wagner de Prigozhin

Presidente se reúne com comandante mercenário um mês após morte suspeita do líder Prigozhin

O presidente Vladimir Putin prepara a volta do Grupo Wagner para a Guerra da Ucrânia, um mês e uma semana após a morte em circunstâncias obscuras do fundador da entidade mercenária que havia se rebelado contra as Forças Armadas da Rússia.

No fim da noite de quinta (28), Putin recebeu no Kremlin Andrei Trochev, um dos mais experientes comandantes militares do Wagner, conhecido pelo nome de guerra Sedoi (grisalho, em russo). O vice-ministro da Defesa Iunus-Bek Ievkurov, que operou a tomada de controle pela sua pasta da estrutura do Wagner, estava presente.

“Unidades voluntárias podem executar várias tarefas de combate, acima de tudo, claro, na zona da operação militar especial”, afirmou Putin no trecho gravado do encontro, usando o eufemismo oficial para a guerra. Trochev apenas concordava, sem falar nada.

“Você mesmo esteve lutando numa unidade dessas por mais de um ano. Sabe como é, como deve ser feito”, disse o presidente.

A excepcional divulgação ocorre 38 dias depois que o jatinho Embraer Legacy 600 de Ievguêni Prigozhin, o homem conhecido como “chef de Putin” por uma relação pessoal com o presidente que começou quando ele era dono de um restaurante em São Petersburgo, aparentemente sofreu uma explosão e caiu perto de Moscou.

Leia mais em Folha de S. Paulo

Contate-nos

Plataforma Studio

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!