Lua Cheia e Reunião Familiar: Ao encontro da riqueza cultural do Festival do Meio Outono

O Festival do Meio Outono, também conhecido como Festival da Lua, é uma das festas tradicionais chinesas, ocorrendo no 15º dia do oitavo mês lunar, que neste ano cai a 29 ​​​​​​​de setembro, simbolizando a plenitude da união familiar.

por Gonçalo Lopes

O Festival do Meio Outono é uma celebração antiga, que ocorre no 15º dia do oitavo mês do calendário lunar, coincidindo com o final de setembro ou início de outubro. Segundo o calendário chinês, os sétimo, oitavo e nono meses correspondem ao outono de entre as quatro estações do ano, sendo o oitavo mês o meio do outono, daí surge o nome Festival do Meio Outono.

Com a aproximação do equinócio de outono, o Sol incide quase diretamente sobre a Lua, fazendo-a parecer cheia e redonda. Os chineses antigos consideravam que a lua cheia simbolizava reuniões familiares, daí também ser conhecido como o “Festival da Reunião com a família”.

A propósito da origem do Festival do Meio Outono

Visitantes visitam o Espetáculo de Lanternas de Meio Outono em Hefei, na Província de Anhui, China.

O Festival do Meio Outono tem uma história, que remonta há mais de 2000 anos, na China, e desenvolveu-se ao longo do tempo.

No início, os imperadores chineses seguiam o rito de oferecer sacrifícios ao Sol na primavera e à Lua no outono, por isso, o termo “Meio do Outono” apareceu pela primeira vez nos Rituais de Zhou. Mais tarde, aristocratas e figuras literárias ajudaram a imitar a cerimónia: eles adoravam a lua cheia e brilhante no festival, admiravam-na e expressavam os seus pensamentos e sentimentos sob ela.

Leia mais em Diário de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!