Hillary Clinton invetiva Putin sobre expansão da NATO

A ex-secretária de Estado dos EUA Hillary Clinton (2009-2013) reivindicou hoje a política de alargamento da NATO que impulsionou no seu mandato e sugeriu que o Presidente russo, Vladimir Putin, tem responsabilidades na expansão da organização militar aliada.

por Nelson Moura

A ex-chefe da diplomacia de Washington e também ex-candidata presidencial democrata pronunciava-se no decurso da apresentação da sua fotografia, que ficará colocada nas paredes do Departamento de Estado e na qual aparece olhando o horizonte, com uma bandeira dos EUA como fundo.

No seu discurso, elogiou a administração de Joe Biden e a “manutenção dos valores e prioridades” que impulsionou no Governo de Barack Obama, onde se incluem a defesa da Ucrânia, enfrentar “as agressões russas” e “gerir a rivalidade com a China”.

Numa referência à expansão da NATO, que considerou uma “ferramenta de contenção” da Rússia, Hillary dirigiu-se ao Presidente russo: “Vladimir, foste tu que a fomentaste. As pessoas não estão forçadas a unir-se à NATO. As pessoas decidem unir-se à NATO”, sublinhou entre os aplausos da assistência.

A ex-ministra dos Negócios Estrangeiros também reivindicou a estratégia do “poder inteligente” que praticou no exercício de funções, e pela qual procurou afastar os EUA da política agressiva impulsionada por George W. Bush (2001-2009) mas sem renunciar ao poder diplomático e militar.

Na sessão compareceram Bill Clinton, seu marido e ex-presidente dos EUA, o atual secretário de Estado Antony Blinken, o secretário de Estado que lhe sucedeu, John Kerry (2013-2017) e dezenas de diplomatas.

Hillary Clinton também foi a primeira mulher senadora pelo estado de Nova Iorque, sendo posteriormente secretária de Estado no primeiro mandato de Barack Obama. Candidata democrata às presidenciais de 2016, foi derrota na ocasião pelo republicano Donald Trump.

Plataforma com Lusa

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!