Educação promove concurso público para admitir mais de 9 mil professores em Angola

O Ministério da Educação vai contar, ainda este ano, com mais de nove mil professores, anunciou, nesta terça-feira, na cidade do Uíge, a ministra Luísa Grilo.

por Gonçalo Lopes

A governante, que se encontra desde segunda-feira na cidade do Uíge, para uma visita de trabalho que termina hoje, explicou que a abertura de mais um concurso público para ingresso no sector da Educação se deve ao número de salas construídas no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP). “Foram construídas muitas escolas, o que requer o aumento do número de professores para assegurarem o processo de ensino e aprendizagem. Todas as situações estão acauteladas para que, ainda neste mês de Setembro, seja aberto o procedimento concursal para admissão de mais de nove mil professores”, garantiu.

Segundo a ministra da Educação, antes do final do ano poderá ser realizado mais um concurso público para admissão de docentes e outros nos anos seguintes, à medida que vão sendo concluídas e disponibilizadas centenas de instituições escolares, ainda em construção. “É um processo contínuo que deve ser feito de forma faseada, em função da conclusão das obras de várias escolas em curso no país e, também, do número de crianças que atinjam a idade escolar”, explicou.

Luísa Grilo garantiu que o Ministério da Educação continua a apostar na formação contínua dos professores e outros actores do sector, visando a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem, bem como na construção e apetrechamento de escolas e na informatização do sistema de gestão escolar.

Leia mais em Jornal de Angola

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!