Norte-americano resgatado após nove dias em gruta turca

O espeleólogo norte-americano que adoeceu no início do mês no fundo de uma gruta na Turquia foi resgatado na noite de segunda-feira, anunciou a Federação Turca de Espeleologia.

por Gonçalo Lopes

“Mark Dickey foi retirado. A operação de resgate foi concluída com sucesso”, sublinhou a federação. Os país de Mark, Debbie e Andy Dickey, destacaram, num comunicado, o “alívio indescritível” pelo resgate do seu filho “em condições estáveis”.

Mark Dickey, de 40 anos, sofreu uma hemorragia abdominal enquanto explorava o sistema de cavernas Morca, perto de Mersin (sul), com uma equipa internacional. Cerca de 190 especialistas da Bulgária, Croácia, Hungria, Itália, Polónia e Turquia participaram no resgate, incluindo médicos, paramédicos e espeleólogos experientes.

Segundo Cenk Yildiz, líder da Agência Turca de Ajuda de Emergência daquela região, que visitou o local, o norte-americano recebeu bolsas de plasma e soro para estabilizar o seu estado. As operações de elevação em maca pelas galerias, por vezes içada verticalmente, começaram na tarde de sábado, por etapas.

Leia mais em Jornal de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!