Está escolhida a nova equipa de topo da Polícia em Portugal. E tem uma mulher pela primeira vez

Três dias depois de o novo Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana (GNR) e o novo Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) terem tomado posse, numa cerimónia conjunta, está escolhida a equipa de topo das duas forças de segurança.

por Gonçalo Lopes

De acordo com o comunicado oficial do ministério da Administração Interna, na PSP destaca-se a presença, pela primeira vez, de uma mulher, a Superintendente-Chefe Paula Peneda, que vai desempenhar as funções de Diretora Nacional Adjunta de Recursos Humanos.

Paula Peneda tem 56 anos e é Comandante do Comando Metropolitano do Porto desde 1 de março de 2020, tendo exercido recentemente as funções de Oficial de Ligação da PSP junto do Ministério da Administração Interna (MAI) de novembro de 2019 a fevereiro de 2020, e de Oficial de Ligação MAI junto da Embaixada de Portugal em Marrocos, de novembro de 2016 a novembro de 2019.

Anteriormente, esta licenciada em Ciências Policiais, pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (na ocasião, Escola Superior de Polícia), assumiu os cargos de Comandante do Comando Distrital de Santarém, Diretora-Geral do Gabinete Coordenador da Segurança Escolar, 2.º Comandante do Comando Metropolitano de Lisboa, em substituição, Chefe de Área de Administração e Apoio Geral do Comando Metropolitano de Lisboa, comandante da Divisão da PSP de Cascais, funções na então Escola Superior de Polícia, hoje Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, Comandante de Esquadra da Secção Policial de Espinho, tendo ainda comandado e lecionado um pelotão de instruendas na Escola Prática de Polícia, Torres Novas.

Leia mais em Diário de Notícias