Costa tem plano para segurar jovens em Portugal: das propinas devolvidas às férias em pousadas

Com 80 jovens sentados à sua frente na abertura da Academia do PS, António Costa discursou para todos os jovens do país. Objetivo: mantê-los em Portugal com uma mão cheia de incentivos.

por Gonçalo Lopes

A primeira fase do plano passa por compensar os anos de estudo, desde que os recém-formados não decidam emigrar. No caso das licenciaturas, o secretário-geral do PS, António Costa, prometeu devolver aos estudantes as propinas pagas no ensino público – correspondente a 697 euros anuais – por cada ano de trabalho em Portugal.

“Em cada ano de trabalho em Portugal nós iremos devolver cada ano de propinas pagas em Portugal. No primeiro ano de trabalho cada jovem que trabalha e apresenta sua declaração de IRS receberá, líquido, os 697 euros do seu primeiro ano da faculdade. Se o curso for de três anos, receberá no primeiro, no segundo e no terceiro ano. Se o curso for de quatro anos receberá no primeiro, no segundo, no terceiro e no quarto ano” e assim sucessivamente, consoante a duração de cada curso, explicou.

Esta medida também se aplicará a jovens que beneficiam da Ação Social Escolar.

Leia mais em TSF

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!