Vistos de entrada múltipla para participantes de MICE entre Macau e Hengqin ainda sem “progresso”

Fontes indicaram ao Plataforma Macau não haver ainda nenhum "progresso" em relação aos vistos de entrada múltipla para participantes de feiras comerciais em Macau

por Nelson Moura
Viviana Chan

O governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) havia anunciado anteriormente que Hengqin seria uma Zona de Cooperação Aprofundada destinada a promover a colaboração em turismo, feiras comerciais e exposições no âmbito da iniciativa da “Grande Área da Baía”.

Neste ano, as autoridades de Hengqin e Macau planejavam lançar projetos como o “Turismo de Paragem Única” e a “Feira Única, Dois Locais”. No entanto, fontes da administração de Hengqin revelaram ao Plataforma que nenhum avanço foi dado ainda para lançar o visto que permitiria residentes do interior da China múltiplas entradas em Macau por até 144 horas.

Em setembro de 2021, quando a Zona de Cooperação Aprofundada Guangdong-Macau em Hengqin foi estabelecida, um plano abrangente foi proposto.

Esse plano defendia permitir que os organizadores da exposição ou participantes e visitantes nacionais e estrangeiros que possuíssem bilhetes obtivessem vistos de entrada múltipla para entrar e sair da área conforme necessário durante as exposições transfronteiriças organizadas em conjunto com Macau.

A medida facilitaria múltiplos movimentos livres entre Zhuhai, Macau e Hengqin, no entanto, o progresso em avançar com estas medidas tem sido lento, apesar da proposta ter sido apresentada há quase dois anos.

De acordo com dados da Direção de Estatística e Censos de Macau, a indústria MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) da cidade teve um forte ressurgimento após as autoridades removerem todas as restrições relacionadas à COVID-19.

O número de eventos MICE em Macau no segundo trimestre deste ano aumentou 1,9 vezes (171 eventos) para 263 eventos.

Com o aumento das exposições em larga escala, o número de participantes e visitantes aumentou significativamente em 66,4 por cento para 509.000 pessoas.

Além disso, durante o segundo trimestre deste ano, Macau recebeu 1.409 expositores e 5.342 visitantes profissionais em várias exposições.

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!