Serviços secretos ucranianos confirmam trabalhar para matar oficiais russos

Os serviços secretos militares ucranianos (GUR), uma estrutura do Ministério da Defesa da Ucrânia, confirmaram esta segunda-feira estar a trabalhar ativamente para eliminar altos responsáveis militares russos, em retaliação pela invasão russa do país, em fevereiro de 2022.

por Gonçalo Lopes

“Não nomearemos os apelidos ou as unidades, mas estamos a falar de trabalho do GUR”, disse o representante da estrutura dos serviços secretos Andriy Yusov, numa entrevista à agência nacional de notícias Ukrinform, quando questionado sobre a existência de uma unidade dedicada a tal missão.

Yusov afirmou que a Federação Russa é “o inimigo número um” dos serviços secretos militares ucranianos e explicou que essa estrutura também atua noutros países, em cooperação com as respetivas autoridades, para fazer os responsáveis pela agressão militar russa pagar pelas suas ações contra a Ucrânia que, indica a ONU, já causaram a morte de pelo menos 9.000 civis ucranianos, embora salvaguardando que os números reais serão muito superiores.

Segundo o representante do GUR, os serviços secretos militares ucranianos estão agora a trabalhar ativamente para este objetivo.

Leia mais em Diário de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!