Novo recorde: Há registos de 49,5ºC e calor vem para ficar

A temperatura recorde foi registada na terça-feira passada na província de Eskisehir, na Anatólia central, escreveu o ministro do Meio Ambiente, Mehmet Ozhaseki, na rede social X, anteriormente conhecida como Twitter.

por Gonçalo Lopes

Esta temperatura supera o recorde anterior, estabelecido a 20 de julho de 2021, quando a temperatura atingiu 49,1ºC de calor em Cizre, Şırnak, no sudeste do país.

O ministério alertou os turcos para ficarem no interior das suas casas o máximo de tempo possível, especialmente durante as horas mais quentes do dia, das 11 horas às 16 horas, numa altura em que a onda de calor continua a provocar incêndios florestais em todo o país.

O serviço meteorológico nacional da Turquia alertou, na quarta-feira, que a onda de calor vai continuar a superar as temperaturas sazonais normais em até 11°C. A principal razão por trás dos recordes de calor são as alterações climáticas, de acordo com Baris Onol, professor de meteorologia da Universidade Técnica de Istambul. “A Turquia estará muito mais exposta a altas temperaturas nos próximos 30 a 40 anos, como o resto da região do Mediterrâneo”, disse Onol.

Europa devastada por incêndios

Oliveira de Frades, 07/09/2020 – Incêndio florestal em Quintela.
(Tony Dias/Global Imagens)

O calor não se ficou pela Turquia, tendo afetado uma grande parte da Europa. Em Itália, a maior parte do país viu as temperaturas ultrapassarem os 40ºC, sendo que Sicília atingiu os 48ºC a meio de julho. O país viu-se a braços com diversos incêndios e milhares de pessoas tiveram de ser retiradas da região de Palermo.

A Grécia também foi fortemente atingida por incêndios florestais, nomeadamente nas ilhas de Rodes, no mar Egeu (sudeste), Corfu, no mar Jónico (noroeste) e Eubeia, uma grande ilha a leste de Atenas. Nestas conhecidas ilhas turísticas, milhares de pessoas tiveram de ser retiradas numa operação sem precedentes. O país chegou aos 46,4ºC no final do mês.

Leia mais em Jornal de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!