“Portugueses na lista negra de Hitler.” As histórias de quem foi morto ou perseguido

Mais de uma década depois de iniciada a investigação, a jornalista Miriam Assor acaba de publicar "Portugueses na lista negra de Hitler", com histórias de morte e sobrevivência.

por Gonçalo Lopes

São algumas dezenas entre várias centenas de portugueses que, ou acabaram mortos nos campos de concentração da Alemanha nazi, ou sobreviveram para contar o que passaram, especialmente nos últimos anos da Segunda Guerra Mundial.

A procura dos nomes dos portugueses perseguidos pelos nazis alemães já durava há algum tempo, quando Miriam Assor encontrou o primeiro nome.

“Augusto Rodrigues, o cascalense, foi o primeiro, quando, em 2009, eu iniciei esta busca”, conta em entrevista à TSF a jornalista, acrescentando que “foi morto em Buchenwald, na Alemanha, no segundo dia de março de 1944”.

O perfil do cascalense é o da maioria das vítimas portuguesas do nazismo: trabalhadores emigrados em França, com ligações ao partido comunista francês e muitos refugiados da guerra civil espanhola.

Depois há os judeus, que em vários pontos da Europa, recorrem aos consulados portugueses, para obter os valiosos papéis que esperavam lhes dessem salvo conduto para atravessar as terras controladas pela Alemanha de Hitler.

Leia mais em TSF

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!