Um clube da Arábia no top 10 dos clubes que mais gastaram nesta janela de transferências

Dois dos clubes reforçaram-se no mercado português. Juntas, estas equipas já gastaram quase 1.8 mil milhões de euros.

por Gonçalo Lopes

Já são muitos,  mesmo muitos milhões que os principais clubes gastaram para reforçarem os respetivos plantéis. O PLATAFORMA deixa-lhe aqui uma lista do Top10, de acordo com o Transfermarkt, sendo que tudo pode mudar de um dia para o outro, até porque ainda faltam alguns dias para o fecho do mercado na Europa. Há surpresas nesta lista, nomeadamente um clube fora da Europa.

10.Real Madrid

Bellingham chegou ao Real Madrid esta temporada

No fim da lista encontra-se o Real Madrid. O vice-campeão espanhol comprou apenas três jogadores até à data, sendo que um deles, Jude Bellingham (103 milhões de euros) é quem coloca os madrilenos nos 10 clubes que mais gastaram até 14 de agosto.

Apesar dos seus 20 anos, Bellingham já tem muita experiência ao serviço do Borussia Dortmund, onde esteve três épocas como titular indiscutível.

Outra compra sonante é a de Arda Guler, por 20 milhões de euros. O prodígio turco de 18 anos foi lançado por Jorge Jesus no Fenerbahce e estava a ser disputado por vários clubes de gabarito, tendo optado pela formação espanhola para proguedir na sua carreira.

Junta-se também a esta lista Fran García, ex-lateral esquerdo do Rayo Vallecano. O jogador de 23 anos custou 5 milhões aos cofres do Real Madrid.

No total, o Real Madrid gastou 128 milhões de euros.

9.Bayern Munich

Kane trocou o Tottenham pelo Bayern

Os campeões alemães nunca foram apologistas de gastar muito no mercado, preferindo esperar por oportunidades com menos peso nos seus cofres. Porém, depois de quase ter perdido o campeonato para o Dortmund – segurando a taça apenas no último jogo depois do desaire em Borussia – os dirigentes decidiram apostar forte.

Harry Kane é, sem sombra de dúvidas, a grande contratação deste mercado. O avançado inglês de 30 anos chega do Tottenham a troco de 100 milhões de euros, depois de negociações extremamente difíceis. Como é óbvio, o Tottenham pretendia encaixar uma quantia grande o suficiente para lhe permitir preencher a lacuna deixado por aquele que tem sido o grande desbloqueador dos londrinos, a par de Son.

Outra grande contratação foi a do defesa-central campeão em Itália pelo Nápoles, Min-Jae Kim. O central sul-coreano de 26 anos veio por 50 milhões de euros.

Já Raphael Guerreiro, ex-lateral esquerdo do Borussia Dortmund, e Konrad Laimer, ex-médio do Leipzig, chegaram a Munique a custo zero.

No total, o Bayern Munich gastou 150 milhões de euros.

8. RB Leipzig

Openda foi a contratação mais cara

Difícil de acreditar mas o Leipzig, terceiro da liga alemã na temporada passada, já gastou mais do que o Bayern Munich.
O clube ligado à Redbull já contratou seis jogadores. Todos eles abaixo dos 23 anos de idade.

O mais caro foi Luis Openda. O avançado francês chega do Lens a troco de 38.5 milhões de euros. Também Castello Lukeba, central francês vindo do Lyon, custou acima dos 30 milhões.

De resto, Christoph Baumgartner (24 milhões), Benjamin Sesko (24 milhões), Nicolas Seiwald (20 milhões) e El Chadaille Bitshiabu (15 milhões) colocam o Leipzig no 8º lugar do ranking, libertando 151 milhões de euros.

7.Newcastle United

Tonali custou mais de 64 milhões

Depois de uma época extremamente bem-sucedida, tendo conquistado o 4º lugar na Premier League e consequentemente dando entrada na Champions, o clube inglês parece não querer abrandar.

Sandro Tonali, médio internacional italiano de 23 anos, chegou do AC Milan a troco de 64 milhões de euros. Harvey Barnes, lateral-esquerdo de 25 anos, saiu do relegado Leicester City por 44 milhões de euros.

Do Southampton chega Tino Livramento. O lateral-direito de 20 anos chega a troca de 37.5 milhões. A lista fecha com a contratação de Yankuba Minteh, extremo de 18 anos que vem da Dinamarca. O Odense BK aceitou 8 milhões para libertar o jovem gambiano.

No total, o Newcastle United gastou 153 milhões de euros.

6.Al-Hilal SFC

Malcolm apresentado

Sim, o campeonato árabe também começa a ocupar o seu espaço na montra do futebol, chegando até a contratar jovens promessas ou talentos maturados do tubeol europeu.

O Al-Hilal é um desses exemplos. O clube treinado por Jorge Jesus já contratou o extremo brasileiro de 26 anos Malcolm. O ex-Zenit chega por 60 milhões de euros.

O médio internacional português, Rúben Neves, também cedeu à febre saudita. O médio saiu do Wolverhampton por 55 milhões.

Milinkovic-Savic, médio criativo da Lazio, também é uma das outras surpresas. O jogador de 28 anos foi muitas vezes associado a voos maiores, mas acabou por permanecer na Lazio. No entanto, 40 milhões de euros foi o suficiente para desbloquear o negócio.

A fechar, temos Kalidou Koulibaly, o experiente central de 32 anos. O Chelsea, que também precisava de libertar jogadores, vendeu por 23 milhões de euros.

No total, o Al-Hilal já gastou 178 milhões de euros, mas não deve ficar por aqui. Jorge Jesus já veio a público dizer que os dirigentes do clube saudita planeiam trazer alguém do nível de Cristiano Ronaldo e Benzema.

Se tal se vier a confirmar, é possível que o Al-Hilal passe para primeiro nesta lista.

5.Manchester United

Hojlund trocou Itália pelo Reino Unido

Poucos, mas de qualidade. O clube de Manchester, que terminou a época transata em terceiro lugar, quer pelo menos avançar um pouco mais na tabela classificativa. Para isso, resolveu gastar muito, mas nas contratações certas.

A maior compra é a de Rasmus Holjund. O avançado dinamarquês de 20 anos tem sido comparado a Halland e vem do Atalanta por 75 milhões de euros. Há muitas expectativas depositadas neste jogador.

Em segundo, Mason Mount, que é outra das vítimas da “limpeza” do balneário do Chelsea. O médio criativo inglês de 24 anos chega por 64.5 milhões de euros.

Terceira e última, para já, é a chegada do guarda-redes camaronês, André Onana. O Inter de Milão libertou o jogador de 27 anos a troco de 52.5 milhões.

No total, o Manchester United já gastou 191.7 milhões de euros.

4. Tottenham Hotspur

Maddison veio de Leicester

A descida do Leicester para o escalão secundário não beneficiou apenas o Newcastle. O Tottenham até é capaz de ficar a ganhar com a contratação de James Maddison, uma das estrelas do clube. O médio criativo chegou a troco de 46.3 milhões de euros.

A segunda contratação mais cara é uma cara conhecida dos adeptos portugueses, nomeadamente do Sporting. Pedro Porro chegou a troco de 40 milhões de euros, depois de cumprir um empréstimo de seis meses, onde o Tottenham pagou 5 milhões ao clube de Lisboa.

Micky van de Ven chegou do Wolfsburgo a troco de 40 milhões de euros. Dejan Kulusevski (30 milhões), que também já estava no clube londrino em empréstimo pela Juventus.

O guarda-redes Guglielmo Vicario (20 milhões), o avançado Alejo Véliz (15

milhões) do Rosario Central, e o central Ashley Phillips (2.3 milhões) fecham a lista.

No total, o Tottenham já gastou 193.6 milhões de euros.

3. Paris Saint-Germain

Ugarte foi vendido pelo Sporting ao PSG

Como já começa a ser habitual, o PSG tem sido um dos clubes que mais se reforçou neste mercado.

No total, o Paris Saint-Germain já gastou 209.5 milhões de euros.

Gonçalo Ramos, avançado que chega do Benfica, ainda não conta para este exercício. O português de 22 anos vem por empréstimo com compra obrigatória de 65 milhões.

No entanto, o valor mais alto pago pelos franceses foi também a um clube português, nomeadamente ao Sporting, com a aquisição de Ugarte, a troco de 60 milhões de euros.

Seguiram-se Dembelé, 50, e ainda outro internacional francês, Lucas Hernández, por 45 milhões.  O coreano Kang-in Lee fechou a contabilização por 22 milhões.

Entre uns pós aqui e outros ali, a fatura chegou então aos 209, 5 milhões.

2. Arsenal

Declan Rice foi a contratação mais cara do Arsenal até ao momento

Os londrinos não contrataram muitos jogadores, mas um deles foi o campeão das transferências até ao momento, nomeadamente o médio Declan Rice, que custou 116 milhões de euros, proveniente do West Ham.

Havertz, do rival Chelsea, por 75 milhões de euros, e Timber, do Ajax, por 40 milhões, foram as outras duas contratações de Arteta, treinador do Arsenal.

Estas três transferências custaram pouco mais de 231 milhões de euros.

1.Chelsea

Moises Caicedo custou 133 milhões de euros

Moises Caicedo transformou-se esta semana na contratação mais cara de sempre dentro do futebol inglês, tendo custado aos blues, proveniente do Brighton, qualquer coisa como 133 milhões de euros.

Outra aquisição foi a de Cristopher Nkunku, um segundo avançado francês que chega do Leipzing com uma relação com o golo impressionante. O internacional de 25 anos chega a troco de 60 milhões de euros.

Alex Disasi, central francês de 25 anos do Mónaco, chegou a Londres por 45 milhões de euros. Nicolas Jackson, avançado senegalês de 22 anos, foi um dos jogadores mais influentes do Villarreal na temporada passada. Chega a troco de 37 milhões de euros.

Lesley Ugochukwu, promessa francesa de 19 anos, vem do Rennes a troco de 27 milhões de euros. Para substituir Kepa, Robert Sánchez (23 milhões) chega do Brighton. Do Brasil vem Ângelo, o extremo de 18 anos que iniciou a sua carreira no Santos.

No total, o Chelsea já gastou 340 milhões.

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!