Neymar ‘em negociações’ sobre transferência saudita

Neymar estava "em negociações" no domingo para se tornar a mais recente estrela do futebol a se mudar para a Arábia Saudita, deixando o Paris Saint-Germain no momento em que Kylian Mbappé foi trazido de volta do frio pelos campeões franceses.

por Nelson Moura

Uma fonte próxima do PSG disse à AFP que Neymar, de 31 anos, “já não faz parte dos planos do clube nem do treinador”, sendo imediatamente associado ao Al-Hilal no reino do Golfo.

Outra fonte na Arábia Saudita afirmou que as “negociações diretas” entre os agentes de Neymar e o Fundo de Investimento Público (PIF) estavam em curso.

“Se chegarmos a um acordo com ele nas próximas horas, começaríamos a negociar imediatamente com o PSG. Ele jogaria pelo Al-Hilal se o negócio fosse fechado,” disse a fonte.

Neymar ingressou no PSG por um recorde de 220 milhões de euros ($241 milhões) vindo do Barcelona em 2017. Alguns relatos da imprensa no domingo afirmaram que o Al-Hilal ofereceria cerca de $80 milhões pelo brasileiro.

No mês passado, o Al-Hilal fez uma oferta de 300 milhões de euros por Mbappé, embora o avançado tenha alegadamente recusado se encontrar com os dirigentes da equipa.

Neymar passou por uma cirurgia no tornozelo direito no início de março, regressando apenas para se juntar ao PSG na sua digressão de pré-temporada pela Ásia.

O seu tempo no PSG tem sido marcado por uma série de lesões.

Embora tenha ajudado o clube a chegar à final da Liga dos Campeões de 2020, Neymar frequentemente tem ficado de fora de jogos importantes.

Caso Neymar acabe por se transferir para a Arábia Saudita, ele juntar-se-á a uma crescente lista de jogadores de topo atraídos para o reino rico em petróleo desde que Cristiano Ronaldo se mudou para o Al-Nassr em janeiro.

O Al-Hilal tem tradicionalmente sido um dos principais clubes da Arábia Saudita e já foi coroado vencedor da Liga dos Campeões da Ásia por quatro vezes.

Plantel do Al-Hilal

A equipa é treinada pelo português Jorge Jesus, que está no seu segundo período no clube, enquanto o plantel atual inclui quatro jogadores internacionais recentemente recrutados da Europa – Ruben Neves, Sergej Milinkovic-Savic, Kalidou Koulibaly e o compatriota brasileiro de Neymar, Malcom.

A esperada saída de Neymar do PSG seguir-se-á à de Lionel Messi, que agora joga pelo Inter Miami nos Estados Unidos.

Num sinal do crescente impacto dos sauditas no futebol mundial, Roberto Mancini foi reportado no domingo como o homem escolhido para se tornar o treinador da seleção nacional do país após a sua chocante renúncia ao cargo de campeões europeus da Itália.

Kylian Mbappe recusou-se a assinar uma extensão ao seu contrato com o PSG, o que significa que poderá sair de graça no próximo ano (Photo by CHRISTOF STACHE / AFP)

Tem sido um período conturbado na preparação para a nova temporada da Ligue 1 para os campeões do PSG, com Mbappé e Neymar deixados de fora da equipa do novo treinador Luis Enrique no empate dececionante e sem golos no sábado contra o Lorient.

Depois de ter estado afastado durante várias semanas devido a um litígio contratual em curso, Mbappé assistiu ao jogo a partir das bancadas do Parque dos Príncipes.

No entanto, o ativo mais valioso do clube está de volta à equipa, pelo menos por enquanto, anunciou o PSG no domingo.

“Após discussões muito construtivas e positivas entre o Paris Saint-Germain e Kylian Mbappé antes do jogo PSG-Lorient, o jogador foi reintegrado nos treinos da equipa principal esta manhã,” afirmou o PSG num comunicado.

Impasse com Mbappé

Após um verão de mudanças no Parque dos Príncipes, com novas chegadas, dúvidas sobre o futuro de Neymar e a saída de Messi, é o impasse com Mbappé que domina as manchetes.

O capitão da França recusou-se a assinar uma extensão ao seu contrato com o PSG, o que significa que poderá sair de graça no próximo ano, sendo o Real Madrid há muito visto como o seu destino preferido.

O PSG, propriedade do Qatar, pretende vendê-lo agora e obter uma significativa quantia de transferência por um jogador que custou 180 milhões de euros ao Monaco em 2017.

“A posição é muito clara. Se Kylian quiser ficar, terá de assinar um novo contrato. Não podemos permitir que o melhor jogador do mundo de hoje saia de graça. É impossível,” disse o presidente do PSG, Nasser al-Khelaifi, no mês passado.

A Mbappé não foi permitido treinar com a equipa principal e jogou apenas um dos cinco jogos de preparação do PSG, não tendo sido convidado para a digressão de pré-temporada no Japão e na Coreia do Sul.

Ele sentou-se ao lado do colega vencedor da Taça do Mundo de 2018, Ousmane Dembélé, que completou a sua transferência do Barcelona no sábado anterior, enquanto Luis Enrique deu estreias a seis jogadores contra o Lorient.

Plataforma com AFP

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!