Testes para primeira ligação de metro entre Macau e a Taipa com início em agosto

por Nelson Moura
Nelson Moura

Macau irá iniciar testes para a sua primeira ligação de metro ligeiro entre Macau e a Taipa em agosto, revelou a Direção dos Serviços de Obras Públicas (DSOP).

Segundo a DSOP, a partir dos meados de agosto de 2023, iniciar-se-ão os trabalhos de aferição geral das composições e dos sistemas da Linha da Taipa do Metro Ligeiro, bem como a respetiva operação experimental, entre outros.

A ligação entre as respetivas linhas de Macau e da Taipa através da Ponte Sai Van está prevista para o fim deste ano.

Os trabalhos da Estação da Barra do lado de Macau, localizada na área da Avenida Panorâmica do Lago Sai Van, junto ao terminal de autocarros da Barra e adjacente ao Centro Modal de Transportes da Barra, foram finalizados em março deste ano.

A empreitada foi adjudicada em 2018 por 1,178 mil milhões de patacas. Deveria ter sido finalizada 1.238 dias úteis, mas, por razões meteorológicas e devido ao impacto da pandemia, a empreitada sofreu um atraso de 74 dias.

Em março deste ano foram também concluídos os trabalhos de instalação do sistema de circulação do Metro Ligeiro ao longo do tabuleiro inferior da Ponte de Sai Van, seguindo-se testes e ensaios das carruagens, que se dividem em três fases, uma primeira que abrange a Estação da Barra e o tabuleiro inferior da Ponte de Sai Van, uma segunda fase até à Estação do Oceano e uma terceira fase em toda a extensão da linha.

Segundo as obras públicas, depois dos trabalhos de aferição será acrescentada a designação “Estação da Barra” nos monitores e nos sistemas de difusão das composições e das estações da Linha da Taipa do Metro Ligeiro, bem como será alterada a designação inicial de “Estação do Posto Fronteiriço da Flor de Lótus” para “Estação da Flor de Lótus”.

‘Devido à realização dos trabalhos de aferição, no dia 11 de agosto será acrescentada a designação “Estação da Barra” nos monitores e nas respetivas instalações das composições e das estações da Linha da Taipa do Metro Ligeiro e será igualmente alterada a designação de “Estação do Posto Fronteiriço da Flor de Lótus” para “Estação da Flor de Lótus”,’ indicou a DSOP.

‘Ademais, os sinais de indicação ao longo do percurso da Linha da Taipa necessitam de tempo para serem substituídos, prevendo que os mesmos fiquem substituídos, de forma gradual, antes dos finais de novembro do corrente ano e solicita-se aos passageiros a compreensão pelos incómodos eventualmente causados.’

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!