Portugueses na Arte Macau 2023

Representação portuguesa no certame asiático, que decorre até 28 de outubro, está a cargo da Fundação Bienal de Arte de Cerceira.

por Guilherme Rego
Helena Mendes Pereira

A terceira edição da Arte Macau, Bienal Internacional de Arte de Macau, inaugurou no passado dia 28 de julho, com curadoria de Qiu Zhijie (CN, 1969) que sugere como tema geral da mostra “A Estatística da Fortuna”. Qiu Zhijie, artista visual, curador e professor na Academia Chinesa de Artes desde 2003, transporta para o evento algumas das preocupações da sua produção artística, focada na luta entre as forças do destino e a autoafirmação do indivíduo.

Considerando o contexto de Macau, território de jogo em que sorte e azar são parábolas do quotidiano, o reputado curador chinês, propõe uma reflexão sobre a relação entre ciência e religião. A Arte Macau 2023 apresenta oito polos de exposição e mais de 200 artistas, representativos de 21 países. Portugal, cujas identidades ainda são marca desta Região Administrativa Especial (ERA) chinesa, além do pavilhão, pela primeira vez, protagonizado pela Fundação Bienal de Arte de Cerveira, está representado por outros artistas, convidados para a exposição principal patente no Museu de Arte de Macau (MAM), que contrariam a imagem de um país ainda excessivamente focada no fado, no pastel de nata ou no galo de Barcelos.

Catarina Mil-Homens (PT, 1979) é uma dessas artistas convidadas por Qiu Zhijie. Licenciou-se em Pintura na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa e concluiu o mestrado de investigação em artes visuais na Universidade de Melbourne, na Austrália, país onde residiu nos últimos anos, tendo regressado a Portugal muito recentemente. Com uma prática artística que abrange o desenho, a instalação e o vídeo, o trabalho da artista explora a relação entre corpo e mente, matéria e não-matéria. Não raras vezes o seu processo recorre à repetição de elementos, privilegiando os de natureza industrial, bem como a sua reutilização.

Leia mais em Jornal de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!