Filho do criador de drones suicidas russos está a estagiar na ONU

O filho mais novo do engenheiro russo Alexander Zakharov, criador dos drones suicidas Lancet muito utilizados pela Rússia na Ucrânia, estagia desde maio passado no Instituto da ONU para a Investigação sobre o Desarmamento, em Genebra, foi esta segunda-feira divulgado.

por Gonçalo Lopes

A situação foi relevada pelo iStories, um ‘site’ russo independente especializado em jornalismo de investigação, baseado na Lituânia, em colaboração com o semanário suíço Le Matin Dimanche.

Os dois ‘media’ sublinham o facto de Lavrentiu Zakharov, o filho mais novo de Alexander, estar a trabalhar nas Nações Unidas em Genebra desde maio passado, no domínio do desarmamento, enquanto o pai fornece ao exército russo os famosos aparelhos não-tripulados, utilizados na Síria e “agora amplamente usados na guerra com a Ucrânia”.

O ‘site’ iStories (abreviatura de Important Stories) aponta que “oficiais militares e especialistas reconhecem a eficácia dos Lancet russos”, com o especialista ucraniano Oleksandr Kovalenko a classificá-los como “o flagelo da zona de guerra”.

Leia mais em Diário de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!