Cientistas tentam impedir nova pandemia. Doença ainda não existe, mas cura está a caminho

Um grupo de cientistas britânicos está a desenvolver um conjunto de vacinas contra uma possível nova pandemia causada por uma desconhecida "Doença X", um esforço que procura minimizar as consequências mais nefastas registadas com a Covid-19.

por Gonçalo Lopes

O trabalho está a ser realizado no complexo laboratorial governamental de alta segurança de Porton Down, em Wiltshire, Reino Unido, por uma equipa de mais de 200 cientistas, que elaboraram uma lista de vírus de animais capazes de infetar humanos. Em caso de infeção, a doença espalhar-se-ia rapidamente pelo mundo.

A “Doença X” ainda não existe – daí o nome atribuído -, mas é provável que venha a existir, embora não se saiba qual destes vírus irá desencadear a próxima pandemia. No fundo, trata-se de preparar o mundo para o surgimento de um novo agente patogénico que pode causar uma infeção viral generalizada.

A diretora da Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido, Dame Jenny Harries, explicou, em declarações à Sky News, que o objetivo é “garantir” que o mundo está preparado para esta possibilidade e munido com “o máximo de trabalho possível com antecedência”.

Leia mais em TSF

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!