Turismo comunitário. Candidaturas a programas de apoio financeiro arrancam a 31 julho

por Gonçalo Lopes
Plataforma Studio

As candidaturas aos programas de apoio financeiro para o Turismo Comunitário “Viajar por Macau”, Promoção Gastronómica “Sabores de Macau” e Turismo Marítimo “Diversão na orla costeira” da Direcção dos Serviços de Turismo (DST) para o ano de 2024 estarão abertas de 31 de Julho a 11 de Setembro de 2023. Os requerimentos terão de ser apresentados através de conta única de acesso comum aos serviços públicos da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) (Entidades).

A DST lançou o programa de apoio financeiro com o objectivo de incentivar e apoiar activamente as associações sem fins lucrativos, estabelecidas nos termos da lei, a organizarem e desenvolverem diversas actividades e projectos turísticos comunitários, para enriquecer os elementos de “turismo +”, orientando os visitantes para se divertirem e consumirem nos bairros comunitários e promovendo o desenvolvimento do turismo comunitário.

Programa de Apoio Financeiro para o Turismo Comunitário “Viajar por Macau”: Aproveitar os diferentes recursos turísticos, elevar o turismo comunitário, integrando elementos culturais, desportivos, festivos, de entretenimento e exposições, entre outros, bem como, através da participação activa das micro, pequenas e médias empresas, revitalizar o ambiente de negócios, e atrair os visitantes internacionais a visitarem os bairros comunitários.

Programa de Apoio Financeiro para a Promoção Gastronómica “Sabores de Macau”: Combinar elementos de turismo, gastronomia e criatividade para reflectir a cultura gastronómica única de Macau, proporcionar experiências e produtos gastronómicos diversificados aos visitantes, explorar novas ideias para atrair visitantes internacionais, e promover a imagem de Macau como Cidade Criativa de Gastronomia.

Programa de Apoio Financeiro para o Turismo Marítimo “Diversão na orla costeira”: Aproveitar as áreas marítimas e costeiras de Macau, em articulação com o projecto de passeios marítimos e a inovação dos elementos costeiros, para lançar actividades turísticas ou experiências de lazer diversificadas, atrair a participação de visitantes estrangeiros, de modo a desenvolver projectos de turismo marítimo e elevar o valor global do turismo nas áreas marítimas.

Avaliação e análise prudentes

GCS

O Fundo de Turismo irá avaliar e analisar cuidadosamente todos os pedidos, de acordo com os critérios de avaliação para cada programa específico de apoio financeiro, bem como seleccionar aqueles “merecedores de subsídio”, devendo os projectos aprovados iniciar o seu desenvolvimento no período compreendido entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2024.

Realização de sessão de esclarecimento

A DST realizou no dia 24 de Julho uma sessão de esclarecimento online, na qual a chefe do Departamento do Produto Turístico e Eventos da DST, Jennifer Si Tou, e a chefe da Divisão do Produto Turístico da DST, Michelle Ip, apresentaram detalhadamente o conteúdo do programa de apoio financeiro e os critérios de avaliação, tendo respondido às questões colocadas. Inscreveram-se na sessão cerca de 50 representantes de associações.

Para mais informações sobre a candidatura aos três programas de apoio financeiro para o ano de 2024, queira consultar esta a página.

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!