Hotéis travam subida do índice de preços turísticos

por Gonçalo Lopes

Índice de preços turísticos desce no segundo trimestre do ano. A descida, apesar de ligeira, deve-se à queda dos preços do alojamento em quartos de hotéis. O restantes índices continuaram a subir

No segundo trimestre de 2023 o índice de preços turísticos teve uma descida ligeira (0,7 por cento), face ao primeiro trimestre do ano. A queda atribui-se maioritariamente à descida dos preços dos quartos de hotel (-10,56 por cento), já que o índice do vestuário e do calçado cresceu 8,92 por cento.

Em comparação com o trimestre homólogo de 2022, houve um crescimento de 19,47 por cento, principalmente pela subida dos quartos de hotéis e alimentação. De entre os índices de preços das seções de bens e serviços, destaque para o índice de preços do alojamento, que aumentou 150,74 por cento em termos anuais.

Os índices de preços das secções divertimento e atividades culturais (+17,06 por cento), assim como vestuário e calçado (+7,07 por cento) também aumentaram em termos anuais, informam os Serviços de Estatística e Censos.
 
O índice de preços turísticos reflete a variação de preços dos bens e serviços adquiridos pelos visitantes em Macau. As seções do índice de preços turísticos de bens e serviços baseiam-se na estrutura de consumo dos visitantes, nomeadamente: produtos alimentares, bebidas alcoólicas e tabaco; vestuário e calçado; alojamento; restauração; transportes e comunicações; medicamentos e bens de uso pessoal; divertimento e atividades culturais, bem como bens diversos.

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!