Cocaína adulterada com substância cancerígena faz disparar lucro

por Gonçalo Lopes

Toxicodependentes estão a usar cocaína “traçada” com fenacetina, substância altamente cancerígena banida pela Organização Mundial de Saúde. Técnicos já estão a sinalizar casos de cancro.

Os toxicodependentes chamam-lhe droga “Euromilhões”, mas a sorte é toda dos traficantes que, ao misturarem a cocaína com fenacetina, uma substância de corte muito mais barata, aumentam, e muito, o lucro. Para os consumidores sobram as dores de cabeça, a diarreia, a incontinência e, sobretudo, uma alta probabilidade de ficarem cancerosos. Desde 2020, só os técnicos da Arrimo, associação que apoia toxicodependentes da zona oriental da cidade do Porto, identificaram três casos de cancro. Dois deles terminaram em morte, provavelmente por causa de um analgésico que a Organização Mundial de Saúde propôs que, há muito, fosse retirado do mercado.

Leia mais em Jornal de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Plataforma Studio

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!