China e Argélia expressam o seu apoio a uma “solução justa” no Saara Ocidental

por Viviana Chan
Diário de Notícias

Declaração surge um dia depois do governo israelita ter reconhecido formalmente a soberania de Marrocos sobre o território, ex-colónia espanhola considerada pela ONU como um “não autónomo”.

A China e a Argélia manifestaram na terça-feira o seu apoio aos esforços que visam alcançar uma solução “justa e permanente” no Saara Ocidental, em conformidade com as resoluções da ONU, que garantem a autodeterminação do povo saharaui.

A declaração, divulgada pela presidência argelina, surge um dia depois do governo israelita ter reconhecido formalmente a soberania de Marrocos sobre o Saara Ocidental, uma ex-colónia espanhola considerada pela ONU como um “território não autónomo”.

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu informou, através de uma carta, o rei Mohammed VI de que a nova posição israelita “será refletida em todos os atos e documentos” do governo e que a decisão será transmitida “às Nações Unidas, organizações regionais e internacionais das quais Israel é membro, assim como todos os países com quem mantém relações diplomáticas”.

Por sua vez, o Presidente argelino, Abdelmadjid Tebboune, está a realizar uma visita oficial à China até 21 de julho, com o objetivo de estreitar os laços entre os dois países, coincidindo com a celebração este ano do 65.º aniversário do estabelecimento das suas relações diplomáticas.

Leia mais em: Diário de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!