“Tripulantes do Titan souberam do problema antes da implosão”

por Gonçalo Lopes

Um ex-conselheiro da OceanGate, Rob MacCallum, garante que os cinco tripulantes que viajavam no submarino “Titan” para visitar os destroços do Titanic souberam que havia algum problema com o submersível momentos antes de acontecer a “implosão catastrófica”.

De acordo com Rob MacCallum, em entrevista à revista The New Yorker, a embarcação tentou regressar à superfície, tendo soltado alguns pesos que mantinham o submarino no fundo do mar.

McCallum é cofundador da empresa de expedições EYOS Expedition e foi convidado a participar na expedição pelo CEO da OceanGate, no entanto, decidiu não se envolver no projeto porque não confiava na tecnologia do submersível.

“O relatório que recebi imediatamente após o evento – muito antes do tempo de oxigénio ter acabado – foi que o submarino estava a aproximar-se dos 3.500 metros”, explicou.

Para o especialista, o submergível “perdeu peso”, o que indica que a “missão foi abortada” e que os “tripulantes do Titan souberam do problema antes da implosão”, tentando regressar à superfície, mas sem sucesso.

Leia mais em Diário de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!