SEF e PSP sob pressão para controlar 17 milhões de passageiros em Portugal

por Gonçalo Lopes

As previsões do Sistema de Segurança Interna (SSI) apontam para a chegada a Portugal, neste verão, de 17 milhões de pessoas, só através das fronteiras aéreas, com 83 mil voos controlados. O que significa mais cinco milhões de passageiros (+26%) e mais 15 mil voos (+22%) do que em igual período do designado de “Verão IATA” – International Air Transport Association (Associação Internacional de Transportes Aéreos) – que começou a 26 março e termina a 28 de outubro.

A pressão maior estará sobre o aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, cidade onde, além da habitual onda de turistas, ainda se junta um maior fluxo de imigrantes, decorrente da nova legislação que veio facilitar a concessão de vistos, principalmente para os cidadãos da CPLP (Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa), e também a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

De acordo com a previsão facultada ao DN pelo SSI, para fazer face a esta enchente, “o SEF, em termos de recursos humanos, contará nos aeroportos nacionais com um total de 320 inspetores (205 em Lisboa, 65 em Faro, 50 no Porto), a que acrescerão 298 efetivos da PSP, com formação para o efeito. A estes inspetores, somar-se-ão, em caso de necessidade, e nos termos do funcionamento das escalas de prevenção, inspetores de outras Unidades Orgânicas (num total de 77 inspetores a nível nacional). À semelhança dos últimos anos, haverá igualmente o reforço com elementos do corpo europeu de guardas de fronteira da FRONTEX, com um total de 10 guardas de fronteira com destacamento nos aeroportos de Lisboa e do Porto”.

Ainda assim, o gabinete do secretário-geral do SSI, Paulo Vizeu Pinheiro, antecipa que “por força das previsões do Verão IATA/2023 a taxa de esforço da PSP será aumentada para fazer face ao previsível aumento do número de passageiros”.

Leia mais em Diário de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!