Início » Uma em cada quatro vacinas contra a Covid-19 compradas por Portugal foram revendidas ou doadas

Uma em cada quatro vacinas contra a Covid-19 compradas por Portugal foram revendidas ou doadas

Mais de uma em cada quatro vacinas contra a Covid-19, do total das 43.484.000 recebidas em Portugal, foram doadas ou revendidas a outros países, revelou esta quarta-feira o responsável do Núcleo Coordenador de Apoio ao Ministério da Saúde.

Segundo dados avançados pelo coronel Carlos Penha Gonçalves na comissão parlamentar de Saúde, Portugal recebeu até terça-feira 43.484.000 vacinas, tendo sido administradas 27.075.000 vacinas, e mais de dez milhões foram doadas ou revendidas por diferentes mecanismos a outros países.

Citando dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), o coronel Penha Gonçalves realçou que Portugal é o país europeu com mais doses administradas por cem habitantes (275), seguido da Dinamarca, Irlanda e da Bélgica que administraram 257 doses por cem habitantes.

“É uma diferença grande e eu diria que é uma boa medida da eficácia do processo”, disse o responsável, observando que, segundo os dados do ECDC, Portugal nem é dos países que recebeu mais vacinas por cem habitantes através do processo de compra centralizada conduzido pela Comissão Europeia.

Leia mais em TSF

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!