Início » Rádios russas transmitem falso discurso de Putin sobre uma ‘invasão’ ucraniana

Rádios russas transmitem falso discurso de Putin sobre uma ‘invasão’ ucraniana

Várias estações de rádio russas, vítimas de um “ciberataque”, transmitiram nesta segunda-feira (5) um falso discurso do presidente Vladimir Putin denunciando uma “invasão” ucraniana e anunciando o estabelecimento de lei marcial nas regiões fronteiriças com a Ucrânia, informaram as autoridades russas.

Um discurso segundo o qual “as forças ucranianas, armadas até aos dentes (…) e apoiadas por Washington, invadiram as regiões de Kursk, Belgorod e Briansk” foi transmitido nesta segunda-feira por várias estações de rádio nesses territórios fronteiriços com a Ucrânia, disseram as autoridades.

A mensagem, atribuída a Putin e que circula nas redes sociais, também anunciava a lei marcial ns regiões, a assinatura de um decreto presidencial de mobilização geral na Rússia e exortava os habitantes a se retirarem desses locais.

“Foi realmente um ataque cibernético. Estamos cientes disso”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, a agências de notícias russas, garantindo que as estações de rádio em questão retomaram o controle das frequências.

“As informações sobre a invasão das forças ucranianas na região de Belgorod, o estabelecimento da lei marcial, mobilização geral e evacuação (…) são falsas”, disseram as autoridades da região de Belgorod.

“O objetivo desta mensagem é semear o pânico entre os moradores”, disse a unidade de crise instalada pelas autoridades no Telegram, pedindo para “manter a calma” e confiar apenas em fontes “confiáveis” de informação.

Leia ainda: Putin acusa Ucrânia de tentar aterrorizar civis com ataques contra Moscovo

Na região de Voronezh, também na fronteira com a Ucrânia e de onde também houve interferência em algumas rádios, as autoridades garantiram aos habitantes que “não havia motivo para preocupação”.

“A situação na região está sob o controle das autoridades e das forças de segurança”, afirmaram no Telegram.

A MIR, uma das rádios afetadas, perdeu o controle de suas frequências por cerca de 40 minutos. Descreveu como “falso” e “provocação” tudo o que foi divulgado nesse tempo.

Há duas semanas, a região russa de Belgorod, na fronteira com a Ucrânia, é cenário de ataques, bombardeios e combates entre o exército russo e combatentes russos pró-ucranianos.

Em fevereiro aconteceu algo semelhante: falsos alertas antiaéreos foram transmitidos por diversas emissoras de rádio e televisão russas, vítimas de um ciberataque.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!