Início » Incêndios: Portugal terá reforços da Finlândia e Eslovénia

Incêndios: Portugal terá reforços da Finlândia e Eslovénia

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro anunciou, esta terça-feira, que Portugal vai acolher 65 bombeiros da Finlândia e da Eslovénia, que ficarão “pré posicionados” em prevenção durante aquela que se espera vir a ser “a fase crítica” dos fogos florestais.

Serão ao todo “65 elementos que provirão da Finlândia e da Eslovénia e que serão pré posicionados em Portugal entre o dia 15 de Agosto e o dia 15 de Setembro”, afirmou o ministros, precisando que a função destes elementos será “reforçar as capacidades técnicas em cenários de grande complexidade, como é o cenário dos incêndios florestais”.

O dispositivo nacional terá duas aeronaves, posicionadas em Castelo Branco, que funcionam em articulação com o Centro Europeu de Coordenação da Resposta de Emergência. A mobilização para um teatro de operações noutro país será custeada pelo Mecanismo Europeu de Proteção Civil.

“A União Europeia comprometeu-se a financiar até 75% do valor, que andará – com a comparticipação nacional – muito próximo dos 2,5 milhões de euros, sendo que a comparticipação da União Europeia irá até 2 milhões de euros”.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!