Seminário de sucesso sobre a Arbitragem Marítima na Lusofonia e Rota da Seda Marítima

por Gonçalo Lopes

123 arbitralistas, advogados e estudantes de direito do interior da China, Macau, Hong Kong, Angola, Brasil, Cabo Verde, Noruega, Países Baixos, Moçambique, Portugal e Reino Unido registaram-se no seminário subordinado às questões da Arbitragem Marítima na Lusofonia e Rota da Seda Marítima.

Organizado pela Associação Lusófona de Arbitragem e Mediação e pela Concórdia, e contando com a colaboração da Macau Academy of Alternative Dispute Resolution da Universidade de São José e da CIETAK Hong Kong, o seminário foi moderado David Fong (Hong Kong) e teve como oradores os arbitralistas Cátia Fernandes (Portugal), José Gabriel Assis de Almeida (Brazil) e António Pedro Pinto Monteiro (Portugal).

“Com este seminário a ALAM pretendeu reforçar os conhecimentos sobre a arbitragem marítima nos Países de Língua Portuguesa e a sua relação com a Rota da Seda Marítima junto dos advogados, árbitros e juristas de Macau, China Continental e países da lusofonia. Esta participação e interesse confirma as vantagens comparativas de Macau no conhecimento dos sistemas jurídicos da China e dos Países de Língua Portuguesa, inclusive pela sua promoção como um dos locais de arbitragem para a resolução de eventuais conflitos decorrentes do comércio entre os empresários dos Países de Língua Portuguesa e da China. A Associação Lusófona de Arbitragem e Mediação irá continuar o seu trabalho no sentido de reforçar e alargar ainda mais o seu alcance”, lê-se no comunicado.