Russos contra russos. Belgorod entra em “estado antiterrorista”

por Gonçalo Lopes

Enquanto Kiev assegura que as suas tropas conhecem alguns avanços nos flancos de Bakhmut e que ainda mantêm o controlo de uma pequena parte da cidade, voluntários russos munidos de veículos blindados fizeram uma incursão em território russo na região de Belgorod, com o objetivo anunciado de “libertar o território” do Kremlin e de criar uma faixa de segurança para o território ucraniano na região a norte de Kharkiv.

O governador da região de Belgorod acusou um grupo de sabotadores ucranianos de entrar em território russo na segunda-feira de manhã e que os militares russos, os serviços fronteiriços e os serviços de informações estavam “a tomar as medidas necessárias para eliminar o inimigo”. Horas depois, Vyacheslav Gladkov anunciou que a região tinha sido colocada em estado de antiterrorismo, o que implica restrições de movimento e a suspensão de atividades que envolvem substâncias perigosas. Mas quer as autoridades ucranianas quer os vídeos disponibilizados pelos próprios protagonistas apontam para uma ação realizada por dois grupos de militantes russos em oposição ao regime de Vladimir Putin: o Corpo de Voluntários Russos e a Legião Liberdade para a Rússia.

Os pormenores ainda são escassos, mas tudo aponta para que os homens armados tenham entrado pela força no posto fronteiriço de Kozinka, a noroeste da cidade de Kharkiv, a segunda maior da Ucrânia. Fazendo uso de veículo blindados – que poderão ter sido tomados na fronteira – afirmam ter tomado o controlo das povoações de Kozinka e Gora-Podol e relatos de combates em Grayvoron. Segundo o governador da região, havia oito feridos a lamentar, três deles no posto fronteiriço.

Leia mais em Diário de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!