Portugal é o país mais vulnerável da OCDE ao aperto dos juros

por Gonçalo Lopes

Portugal é o país mais vulnerável do chamado grupo das nações mais desenvolvidas do mundo à subida das taxas de juro e à descontinuação dos programas de dinheiro barato do Banco Central Europeu (BCE), sinalizou ontem (segunda-feira, dia 22), a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

De acordo com o estudo anual sobre perspetivas (outlook) de endividamento das mais de três dezenas de países do clube da OCDE, Portugal (o governo) lidera um conjunto de 32 Estados analisados, com 50% da sua dívida pública detida pelo sistema de bancos centrais da zona euro.

A vulnerabilidade do país e do Orçamento do Estado é elevada porque o Eurossistema está a subir taxas de juro, mas, sobretudo, porque vai começar a desfazer-se das obrigações do tesouro à medida que estas chegam à maturidade.

O BCE espera começar a despejar no mercado secundário os títulos que ainda detém ao abrigo do gigantesco programa de compra de ativos (APP) a partir de julho, algo que pressionará as taxas de juro do tesouro em alta.

Leia mais em Dinheiro Vivo

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!