Início » Mais de metade dos desempregados continuou sem emprego no 1.º trimestre

Mais de metade dos desempregados continuou sem emprego no 1.º trimestre

Dinheiro Vivo

No final do ano passado, havia 195,3 mil pessoas sem emprego e 57% manteve-se nesta situação ao longo dos três primeiros meses de 2023.

ais de metade (57,0%) dos desempregados no final de 2022 continuavam sem emprego no primeiro trimestre de 2023, tendo menos de um quarto (23,3%) encontrado trabalho e 19,8% transitado para a inatividade, divulgou esta quarta-feira o INE.

“Do total de pessoas que estavam desempregadas no quarto trimestre de 2022, 57,0% (195,3 mil) permaneceram nesse estado no primeiro trimestre de 2023, 23,3% (79,7 mil) transitaram para o emprego e 19,8% (67,7 mil) transitaram para a inatividade”, apontam as “Estatísticas de Fluxos entre Estados do Mercado de Trabalho” do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os dados hoje divulgados pelo instituto apontam que, do total de pessoas que estavam empregadas no quarto trimestre de 2022, 96,3% (4.723,2 mil) permaneceram nesse estado no primeiro trimestre de 2023, enquanto 1,6% (80,6 mil) transitaram para o desemprego e 2,0% (99,2 mil) passaram para a inatividade.

“Em consequência, o fluxo líquido do emprego (total de entradas menos total de saídas) foi de sinal positivo e estimado em 21,8 mil pessoas”, enquanto “o fluxo líquido do desemprego foi de sinal positivo e estimado em 37,6 mil pessoas, o que resulta do total de pessoas que transitaram para o desemprego (185,0 mil) ter sido superior ao total das que saíram desse estado (147,4 mil).”.

Leia mais em: Dinheiro Vivo