Início » Maiores bancos portugueses lucraram 10,7 milhões de euros por dia até março

Maiores bancos portugueses lucraram 10,7 milhões de euros por dia até março

As seis maiores instituições bancárias a operar no país alcançaram um resultado líquido agregado de 954,6 milhões de euros no primeiro trimestre, tendo lucrado cerca de 10,7 milhões de euros por dia até março, o que, comparando com o período homólogo, representa uma subida de 55%, segundo cálculos feitos pelo DN/Dinheiro Vivo.

Em linha com o fim do exercício anterior, a Caixa Geral de Depósitos, o banco do Estado, voltou a protagonizar a maior subida dos ganhos, ao somar 285 milhões de euros, mais 95% face aos 146 milhões registados no primeiro trimestre de 2022. Do lado da banca privada, foi o BCP a instituição que mais lucrou desta vez – destronando o Santander em relação ao final do ano passado -, numa quase duplicação (90%) do resultado líquido para 215 milhões de euros, impactados por encargos de 102,8 milhões de euros gerados pelo polaco Bank Millennium, detido em 50% pelo banco português.

Na tabela dos ganhos absolutos, o banco presidido por Pedro Castro e Almeida ocupa o terceiro lugar, com os lucros a ascenderem de 155,4 milhões para 185,9 milhões de euros, uma diferença de 19,6% em relação ao período homólogo. E porque os números não se fizeram para baixo, o BPI também viu o resultado líquido aumentar 75%, somando 36 milhões de euros desde então, para 85 milhões, no final de março de 2023.

Leia mais em Dinheiro Vivo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!