Início » Alunos portugueses voltam a piorar resultados na leitura

Alunos portugueses voltam a piorar resultados na leitura

Os alunos portugueses do 4.º ano de escolaridade pioraram o desempenho na leitura entre 2016 e 2021, baixando de uma média de 528 pontos em 2016 para 520 (menos 8 pontos), de acordo com o estudo internacional Progress in International Reading Literacy Study (PIRLS), divulgado esta terça-feira.

Já na última edição deste estudo que de cinco em cinco anos avalia a literacia de leitura de alunos de todo o mundo, os estudantes portugueses tinham obtido um resultado inferior à avaliação anterior, menos 11 pontos em 2016 face do obtido em 2011 (541).

Apenas 6% dos alunos alcançaram o nível de desempenho em leitura avançado (mais de 625 pontos nas provas do PIRLS); 36% chegaram ao desempenho elevado; 75% conseguiram pelo menos o nível intermédio e 94% obtiveram um desempenho baixo (menos de 400 pontos), enquanto 6% dos alunos não atingiram o nível mínimo de desempenho.

Em comparação com os 43 países que aplicaram o estudo no final do 4.º ano de escolaridade (no mesmo período que em Portugal), o país ocupa o 22.º lugar do ranking. No entanto, quando comparado com todos 65 países e regiões avaliados (incluindo os que realizaram as provas entre agosto e dezembro de 2021 e entre março e julho de 2022), Portugal posiciona-se no 29.º lugar.

Leia mais em TSF

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!