Rússia lança chuva de drones contra Ucrânia na véspera de celebração do Dia da Vitória

por Gonçalo Lopes

A Rússia lançou nesta segunda-feira (8) sua maior onda de ataques aéreos contra a Ucrânia em meses, de acordo com autoridades do país invadido. Segundo Vitali Klitschko, prefeito de Kiev, 60 drones kamikaze de fabricação iraniana foram lançados contra o país, 36 dos quais apenas contra a capital.

Ainda que a maior parte dos drones tenha sido abatida, destroços caíram numa área residencial da capital, deixando cinco feridos. Já em Odessa, um depósito de alimentos teria sido incendiado pelo ataque.

Horas depois, autoridades da região de Kherson, outrora tomada pelos russos e depois reconquistada pelos ucranianos, disseram que a artilharia russa deixou ao menos oito feridos em dois vilarejos locais, incluindo uma criança de 9 anos. A ação ocorre na véspera da data em que Moscou comemora o Dia da Vitória, que celebra o êxito dos Aliados contra a Alemanha nazista, em 1945. Ainda que o Ocidente celebre a marca em 8 de maio, as nações na órbita da antiga União Soviética o fazem no dia 9 do mesmo mês.

Moscou prepara um grande desfile para esta terça-feira, já que o feriado é considerado o mais importante do calendário russo sob o presidente Vladimir Putin. O triunfo sobre o nazismo é, afinal, um dos argumentos que permeiam as tentativas do líder russo de justificar a invasão da Ucrânia.

Leia mais em Folha de S. Paulo

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!