Despesa militar mundial com “máximo histórico” de 2.036 mil milhões de euros em 2022

por Gonçalo Lopes

A despesa militar atingiu em 2022, a nível mundial, um “valor máximo histórico” de 2.240 mil milhões de dólares (2.036 mil milhões de euros), revelou esta segunda-feira o Instituto Internacional de Estudos para a Paz de Estocolmo (SIPRI).

Este valor representa 2,2% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, avançou o mesmo documento, indicando que os três países que mais gastaram em 2022 – Estados Unidos, China e Rússia – representaram 56% das despesas militares globais.

À escala mundial, trata-se do oitavo ano consecutivo de aumento do investimento no setor da Defesa.

“O aumento contínuo dos gastos militares globais nos últimos anos é um sinal de que vivemos num mundo cada vez mais inseguro. Os Estados estão a reforçar as suas forças militares em resposta à deterioração do ambiente de segurança, que não deverá melhorar num futuro próximo”, alertou o investigador Nan Taian, do SIPRI, citado em comunicado.

Leia mais em TSF