Macau tem de inovar – Veja o PDF

por Gonçalo Lopes

PDF: Versão Integral do PLATAFORMA às sextas-feiras nas bancas em Macau

A pesquisa científica é o ângulo mais importante de ataque para colmatar a tão desejada diversificação da economia de Macau. Quem o diz ao PLATAFORMA é o Presidente da Associação Científica China-PLP, David Gonçalves, que aponta a necessidade de mais parcerias de investigação com a RAEM

Manchete: Macau tem de inovar

Outros destaques nesta edição:

Paulo Rego – Escreve esta semana sobre se Macau quer ser plataforma entre mundos, tem de mudar a sua relação com o “outro”. Venha ele da China, Portugal ou da Austrália; venha ele jogar e passear, investir, fazer negócio ou constituir família .

Editorial:  Renascer é mais do que isto

O Secretário-Geral do Secretariado Permanente do Fórum Macau, Sr. Ji Xianzheng, disse que a existência do Fórum sempre foi uma questão de cooperação. Já Maria Gustava, chefe da delegação de língua portuguesa na China, salientou também que todas as partes precisam de novos avanços nahttps://www.plataformamedia.com/2023/03/30/20-anos-de-forum-sino-portugues-necessarios-novos-avancos-para-o-futuro-da-cooperacao/ cooperação.

Destaque: 20 Anos de Fórum Sino-Português: Necessários novos avanços para o futuro da cooperação

No trigésimo aniversário da promulgação da Lei Básica, que hoje se assinala, Calvin Chui diz que estamos a comemorar a “transição suave para a China” e a “implementação bem-sucedida do princípio Um País, Dois Sistemas”. Membro da Associação dos Embaixadores Juvenis para a Divulgação da Lei Básica de Macau, o advogado diz que a China vê no documento “princípios e valores que são caros ao retorno de Macau à China”. Já a população de Macau, frisa, reconhece que “melhorou o padrão de vida”, viu garantida a sua “proteção do bem-estar social” e um “ambiente económico competitivo”

Destaque: “A lei básica é muito bem recebida”

Estudantes locais continuam a receber apoio financeiro das autoridades da RAEM para estudar no ensino superior, mas revelam-se preocupados com aumento de custo de vida no país europeu. Autoridades locais garantem que valores não diminuíram depois da pandemia, e continuam a ser ajustados de acordo com a situação económica do país