Autor do ataque em Lisboa é afegão e tem distúrbios mentais

por Gonçalo Lopes

Duas pessoas morreram esta terça-feira num ataque com faca no Centro Ismaelita, na Avenida Lusíada, em Lisboa. As vítimas mortais são duas mulheres de nacionalidade portuguesa, Mariana Jadaugy, de 24 anos, e Farana Sadrudin, de 49, que trabalhavam no centro na ajuda aos refugiados. Uma seria professora de inglês do suspeito, a outra colega.

Farana, de acordo com a CNN Portugal, era sobrinha do representante diplomático do Imamat Ismaili em Portugal, Nazim Ahmad, e membro do Conselho de Subsídios e Revisão e Membro do Conselho de Conciliação e Arbitragem por Portugal na Comunidade Ismaili, que trabalhava desde dezembro de 2021 na Fundação FOCUS – Assistência Humanitária.

Mariana era licenciada em Ciências Políticas e Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa, e trabalhava como voluntária na ReFood e na FOCUS.

O autor deste ataque chama-se Abdul Bashir, nasceu em 1994 e é um refugiado afegão, viúvo, que reside em Odivelas com três filhos menores. Terá sido atingido pelas autoridades, foi detido e transportado para o Hospital de São José, em Lisboa, onde já foi operado à zona da anca, estando estável, segundo a SIC Notícias.

Leia mais em Diário de Notícias