Início Sinais De fininho

De fininho

Nelson Moura

Foi então esta semana confirmado que a visita do Chefe do Executivo de Macau a Portugal terá lugar entre 18 a 22 de abril. A viagem a Lisboa – a primeira visita oficial de Ho Iat Seng para fora do país desde que tomou posse em Dezembro de 2019 – tem nesta altura uma grande importância politico-estratégica tanto para a China como para Portugal, algo já extensivamente reportado pelo PLATAFORMA.

No entanto, sabe-se ainda pouco sobre os detalhes e agenda da viagem do chefe de governo, algo difícil de explicar.

A cerca de menos de um mês da viagem, numa curta mensagem à imprensa, o Gabinete de Comunicação Social indica aos jornalistas locais como se podem inscrever para a cobertura noticiosa.

Leia ainda: Feng Shui preso no trânsito

No entanto a maior parte da mensagem contém apenas algumas informações básicas, a forma e o prazo de inscrição, despesas com as passagens aéreas, alojamento e refeições. Uma comunicação completamente administrativa, sem qualquer conteúdo politico.

Uma visita de tamanha importância merece uma cobertura mediática proporcional, logo mais informação deveria ser libertada.

Para os meios de comunicação locais, do interior da China, e de Portugal seria interessante ter já detalhes sobre as paragens do CE no país, que encontros oficiais terá, onde irá, com quem se encontrará, e mais importante ainda, que mensagens leva e quer trazer.

Para que a comunicação social portuguesa e chinesa dedique algum espaço a esta importante visita será necessário comunicar e preparar claramente os planos da delegação. De outro modo, a viagem arrisca-se a ter um impacto mais discreto do que o que parece ser o interesse de todas as partes envolvidas, Macau, Portugal e a China.

*Editor (português)

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!