CE diz que compatriotas locais estão comprometidos com construção de país socialista moderno

por Viviana Chan
TDM Rádio Macau

O chefe do Executivo assegurou hoje que os compatriotas de Macau, tal como todo o povo chinês, estão comprometidos com a construção de um país socialista moderno e com o rejuvenescimento da nação chinesa.

Ho Iat Seng falava numa sessão dedicada às reuniões da Assembleia Popular Nacional e da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, encerradas no passado fim-de-semana, em Pequim.

O chefe do Governo recordou as palavras do presidente Xi Jinping no encerramento dos trabalhos da APN ao afirmar que a promoção e construção de uma China forte “é inseparável da prosperidade e estabilidade a longo prazo de Hong Kong e de Macau”.

Destacou também aquilo que classificou como a mensagem de “forte confiança no desenvolvimento futuro de Macau”, deixada pelo primeiro-ministro Li Qiang.

Para o chefe do Executivo, “toda a população de Macau ficou profundamente encorajada e com renovado ânimo face a atenção e afecto atribuídos pelos líderes do País” ao território.

Assegurou que as autoridades vão continuar “a defender com firmeza a autoridade do Governo Central” e a prosseguir “os princípios ´um País, dois sistemas´ e ´Macau governada pelas suas gentes´ com alto grau de autonomia”.

Ho Iat Seng lembrou igualmente que a região está “empenhada na promoção dos trabalhos de revisão da Lei relativa à defesa da segurança do Estado e irá aprofundar a implementação da perspectiva geral da segurança nacional”.

O chefe do Executivo partilhou ainda quatro reflexões, formuladas a partir das acções prioritárias definidas para Macau, designadamente, persistir na aceleração da promoção do desenvolvimento adequado e diversificado da economia, governar de acordo com a lei e melhorar o bem-estar da população através da criação de um melhor ambiente de vida para os residentes.

A construção integral de um forte país socialista moderno e a promoção abrangente do grande rejuvenescimento da nação chinesa são as tarefas centrais de todo o povo chinês, incluindo os compatriotas de Macau.

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!