Início » Aeroportos portugueses registam subidas brutais de atividade

Aeroportos portugueses registam subidas brutais de atividade

Volta ao Mundo

Os aeroportos nacionais movimentaram em janeiro 3,9 milhões de passageiros, uma subida de… 84% em relação ao mesmo mês do ano passado.

De acordo com dados oficiais revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o Aeroporto Humberto Delgado foi o que viveu maior atividade.

Em Lisboa, circularam 2,2 milhões de passageiros, 56,9% do total nacional, mais 84,8% do que em 2022.

Já o aeroporto de Faro quase duplicou o valor, com 90,7% de passageiros, e foi o que registou o maior crescimento face a janeiro de 2020 (+11,7%).

O mês de janeiro de 2021 não foi tido em conta por o país ainda se encontrar então com restrições de viagens devido à pandemia.

O Aeroporto Sá Carneiro, no Porto, concentrou 22,7% do total de passageiros movimentados. Face a janeiro de 2022 subiu 88,1%.

Na Madeira, o Aeroporto Cristiano Ronaldo contou com 313,7 mil pessoas, mais 86% em relação há exatamente um ano.

No conjunto das pistas nacionais, desembarcaram uma média diária de 60.700 passageiros durante o passado mês de janeiro. França foi o principal país de origem e de destino dos voos.

No entanto, Espanha e Reino Unido registaram os maiores crescimentos face a janeiro de 2022, ocupando, respetivamente, a segunda e a terceira posição.

O INE, deu ainda conta de um acréscimo dos transportes aéreos de carga de 84% e uma ligeira diminuição do de correios, menos 0,4%.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!